quarta-feira, 21 de abril de 2010

83 anos de orgulho para uma nação

Falar sobre futebol é algo complicado, envolve paixão. Pessoas sofrem, riem, choram, cantam, perdem a voz, brigam com esposas, desfazem amizades, tudo por causa dele e é por essas e outras, que FUTEBOL é coisa séria. Há um dito popular que diz que “política, religião e futebol não se discute” e por concordar com isso, não tinha ideia de falar sobre “o dito cujo” no blog, mas, hoje é um dia especial, diferente, atípico e por isso vou abrir uma exceção.




Dia 21/04 á a data de aniversário de um marco no esporte nacional e mundial. No dia 20 de Abril de 1927, os principais jornais do país noticiavam: “INAUGURA-SE AMANHÃ O MAJESTOSO 'STADIUM' DO VASCO DA GAMA” (o Globo, edição vespertina); "UMA DATA GRANDIOSA PARA O SPORT NACIONAL. O Club de Regatas Vasco da Gama inaugura amanha o seu majestoso stadium de São Januário" (Correio da Manhã). E então, no dia seguinte, Vasco e Santos vieram a campo e inaugurava-se o Estádio Vasco da Gama, que por ter parte localizada na Rua São Januário, ficou popularmente conhecido como São Januário. Para os mais íntimos, “meu caldeirão”.

São Januário, que hoje (21/04/10) completa 83 anos, extrapola os limites do orgulho de qualquer vascaíno, de qualquer pessoa que admira histórias de superação. O club de regatas Vasco da Gama por ser um time da zona norte, por conter pobres e negros no time, corria o risco de não ser incluído na Liga do futebol carioca e a desculpa era de que não possuía um estádio para jogar. Com arrecadações da torcida, de empresários portugueses, começou a se erguer o então maior estádio de futebol das Américas. Vale ressaltar que o Estádio foi construído em 10 meses e que ainda enfrentou contratempos como, por exemplo, o presidente do Brasil ter proibido a importação do cimento na época.

Antes de falar sobre os jogos de futebol, não posso deixar de citar os Corais do Maestro Vila Lobos, o comício de Getúlio Vargas para anunciar a consolidação das primeiras Leis trabalhistas do País e o desfile das escolas de Samba do Grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro que também aconteceram no estádio de São Januário.





    No dia 30 de Abril de 2002, o Travel Channel, famoso canal de televisão especializado em turismo realizou uma pesquisa que incluiu São Januário entre os sete melhores estádios do planeta para se assistir uma partida de futebol, junto com Camp Nou, Giuseppe Meazza, La Bombonera, Ibrox Sadium, Stamford Bridge e o Estádio Olímpico de Munique. A emissora apontou São Januário como um dos mais famosos do mundo e lembrou o fato de o Vasco ter sido o primeiro clube brasileiro a lutar contra o racismo, admitindo negros no seu quadro de atletas. O estádio ainda se destaca por resguardar traços originais de sua construção e ter sua fachada tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2008, o estádio também ganhou o prêmio de 'Maravilha da Zona Norte', ficando em primeiro lugar numa votação para escolher as sete maravilhas da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

São Januário se tornou temido por adversários, já foi palco de grandes conquistas, de alguns vexames, de jogos marcantes, palco do Milésimo gol de um certo baixinho ai. celeiro de craques, casa de tantos outros, São Januário virou “o caldeirão”.

Hoje, o Clube de regatas Vasco da Gama, mesmo desde seus primórdios, lutando contra tudo e contra todos, vive talvez, a pior realidade de sua gloriosa História, mas sem deixar de trazer orgulho a quem o ama. Eu já nasci Vasco da Gama e pra sempre vou amar. Agora, convenhamos, já que Deus meu deu o dom de torcer para o “maior clube do mundo”, eu não vou ficar perdendo meu tempo sendo realista né?

Hoje e sempre, eu vou torcer pro Vasco ser campeão, SÃO JANUÁRIO, MEU CALDEIRÃO.


Estádio Vasco da Gama (São Januário): 83 anos de orgulho.

4 comentários:

  1. Bela homenagem ao estádio de São Januário, vários nomes importantíssimos da nossa história ja esteve presente. Um dos meus momentos marcantes aconteceu em 28/03/1996 que além de ser aniversário do meu irmão, marcou uma das grandes goleadas do meu Cruzeiro sobre o Vasco da Gama por 6x2 que no final desta competição se consagraria Bi-campeão.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado Thiago. Tenho ótimas lembranças de São Januário, da época que matava aula para assistir jogo às quartas. Pegava o 175 Linha Amarela na Barra e descia no Caju. Ia à pé, passando por aquela vilazinha que tem às margens da Brasil, perto do Gasômetro. Bons momentos aqueles. Eu, meu radinho colado ao ouvido e as emoções que o Vasco já me proporcionou. Saudade dos amigos da época, dos títulos, da farra, do meu parceiro Zé Luiz da Vila da Penha, o cara mais vascanático que já conheci.

    Belo post.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal vc ter lembrado e escrito aki sobre o nosso estádio Saão Januário.. O estádio q deixa os adversarios com temor, respeito..!Muitas coisas importantes(coisas inesqueciveis aconteceram nesse estádio), é um dos mais importantes do mundoo..! Muito legal msm vc ter escrito sobre...!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não sabia destas coisas sobre o estádio. Na verdade, nem sabia o quanto ele representa para o futebol brasileiro e também para o mundial Por que não?

    Eu falo que você é jornalismo e tu não acredita hehehe

    ótimo texto

    abs

    ResponderExcluir