quarta-feira, 9 de junho de 2010

Em clima de Copa?

Futebol é coisa séria! Eu me lembro já ter dito isso aqui, também me lembro de ter dito que não tocaria nesse assunto, mas poh, Copa do mundo é copa do mundo né. Época em que o patriotismo toma conta de cada cidadão, que todo mundo torce em conjunto, até os bancos fecham em horário comercial, então vale um post.


A copa do Mundo está ai, batendo à porta, e na teoria, o país era pra estar eufórico, eu então, maníaco por futebol como sou, nas edições anteriores já estaria com camisa, peruca verde e amarela, cornetas, ops, esse ano é “vuvulzela”, de pronta mão, mas confesso que essa euforia ainda não tomou conta de mim. Não sei se o problema é só comigo, mas também não tenho visto muito disso por aí. Ruas pintadas, bandeirinhas penduradas, fitas verde e amarela, carros dizendo “rumo ao hexa”. Tenho até visto pessoas dizendo “sou Espanha”. “Vou torcer pra Argentina”.

O motivo, eu não sei, mas acredito que seja a falta de carisma dessa Seleção do Dunga. Confesso que não tenho muito apego à ela. Claro que quando a bola rolar, lá estarei eu, gritando, xingando, vibrando e sofrendo como a grande maioria dos brasileiros. Mas aí entra uma coisa, a Seleção Brasileira sempre foi um “bem” do povo. Mesmo quando o futebol não era tão artístico como, por exemplo, em 94, tínhamos Ricardo Rocha, Bebeto, Romário, tão gênios com a bola nos pés quanto carismáticos. Já tivemos Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Taffarel. Hoje vemos Felipe Melo, um brucutu de chuteiras que se acha craque e ainda teve a cara de pau de se sentir ofendido quando um Jornalista, que por sinal é ótimo (Paulo Vinicius Coelho-ESPN Brasil), perguntou a ele se poderíamos esperar do Felipe Melo mais produtividade do que ele vem mostrando na Juventus. Hoje temos uma penca de jogadores que não tem história alguma em algum time de seu próprio país. Gilberto, não é tão bem visto nem mesmo pelos cruzeirenses. Michel Bastos, com todo o respeito ao Figueirense, se for ídolo é do time catarinense. Já até ouvi dizer que ele é muito bom no Playstation, mas eu sou da época do dynavision, e também da época que quem era bom era o Alejo, no super Nintendo, então pra mim isso não faz muita diferença. Josué, Elano, Doni, puts, tenho tanto apreço por eles quanto a um zagueiro da Costa do Marfim. Esses dias vi a seleção jogar contra a Tanzânia, e como disse Bruno Mazzeo, “ eu não conhecia esse país. Tem no War?”. Por falar em Bruno Mazzeo, lendo o que ele disse sobre a seleção, sou obrigado a concordar com o mesmo. “falta ao escrete canarinho carisma”

Pausa no sofrimento que atualmente é (pelo menos pra mim) o brasileirão, entre em campo a copa do mundo e mesmo sem carisma, ainda aposto que a “coerência” do Dunga (isso pra não dizer outra coisa) calará críticos como eu, e será capaz de me trazer a euforia de uma copa do mundo de volta. Se a seleção fracassar ou mais uma vez for campeã, pelo menos não terei de ouvir ninguém me sacaneando.



Boa Copa pra todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário