sábado, 10 de julho de 2010

A mais dura verdade


Pessoas, quanto mais eu as conheço, mais sinto saudade dos cavalos.
Hoje eu queria falar sobre a força, sobre docilidade e sobre a lealdade de um cavalo. Um animal, irracional, que tem que passar pela doma, mas que poderia muito bem ensinar muitas coisas aos homens e também às mulheres. Mas, mais uma vez, falo sobre a fraqueza, sobre a amargura e sobre o egocentrismo das pessoas.

Não sei quem e nem por quê, mas alguém disse que o homem (e as mulheres) é o centro do mundo. Pior do que terem dito, foi o próprio homem (e as mulheres) ter acreditado nisso. Hoje, a coisa vai além, as pessoas não olham tão somente a humanidade como o centro do mundo, cada indivíduo se acha o centro do universo.

Queria eu, que isso fosse apenas um problema das grandes cidades, dos grandes centros, se fosse assim, seria fácil, era só pegar minhas trouxas e me mandar pro interior novamente.



Não pense que viu certas histórias só em filmes, elas acontecem a todo instante, aqui, ali, lá. Não pense que não está, por que você está, mesmo sem perceber e não, não é um filme e nem uma novela mexicana, muito menos de Manuel Carlos. É real, acontece, como já disse, aqui, ali, acolá. Porém, também, não pense que tudo é dito pra você. Não se coloque no centro do mundo. As coisas que acontecem contigo, acontecem exatamente igual com várias outras pessoas.

A imperfeição das pessoas começa justamente pelo egocentrismo, até mesmo quando são citados erros, as pessoas se colocam no centro, como se tudo fosse dito para elas e quantas pessoas não vestem a mesma carapuça? O mundo ta cheio de "histórias de cartomante", sempre tem alguém que se enxerga. E em alguns casos, da até "briga" pra se enxergarem.

Se as pessoas são realmente imperfeitas? Não sou eu quem posso afirmar, mas entre lidar com um cavalo ou com uma pessoa, eu escolho o cavalo. Se ele quiser me derrubar, irá fazer isso na "minha frente", diferente das pessoas.

Por isso, digo e repito.

Pessoas (estou me incluindo nelas), quanto mais eu as conheço, mais sinto saudade dos cavalos.

Um comentário:

  1. Então... é o "Fantástico mundo do umbigo".

    As histórias universais, podem (e geralmente são) muito particulares. É um particular, mas de todo mundo, entende?

    Acho que ninguém é dono de histórias, contos, ficções, "causos"... pelo menos quando esses se tornam públicos... Clarice já dizia que o que escreve são filhos paridos que ganham o mundo...

    Torço para que dure pelo menos eternamente essa sua fase produtiva... um texto por semana é meu sonho de consumo.

    Abraço fraterno...

    ResponderExcluir